A Maria Buzina

Gabi Gonçalves era uma estudante de artes de Juiz de Fora que sempre fez artesanatos para ter uma grana extra. Até que um dia transformou seus bicos temporários na marca Maria Buzina. “Descobri uma loja aqui que vendia peças de couro para fazer coisas. Nem sabia que se vendia couro assim. Na mesmo hora já imaginei um monte de bolsas prontas!”, conta, sobre como a ideia começou.

Com as idas frequentes à loja, conheceu um loneiro – que arrumava lonas de caminhão –, que ofereceu um pouco do material que tinha para Gabi. “Demorou um tempo até descobrir como eu iria utilizar aquela lona, porque elas são gigantescas, têm 90 metros quadrados.” Como seus avôs  eram caminhoneiros, a mineira logo criou um laço com a ideia de criar bolsas a partir do material: “Meu pai diz que é uma continuação do trabalho dos meus avôs de uma maneira mais feliz, mais light”.

O nome veio um bom tempo depois do começo, quando teve a oportunidade de expôr na Babilônia Feira Hype, no Rio de Janeiro, e percebeu que não queria usar o nome Gabi Gonçalves, como em seus trabalhos de artista plástica. E, apesar das diversas expressões com “maria” que existem, pensar nesse nome não foi tão simples.  O nome surgiu ao assistir a um programa antigo da MTV, o Buzina. “Quando o apresentador falou buzina, me soou muito bem. Me remete ao caminhoneiro chegando na fazenda, buzinando, e todo mundo da casa saindo feliz porque ele voltou de viagem.” O Maria só foi adicionado para que o nome soasse melhor. “Buzina, na verdade, tem muito mais significado!

Cada Maria Buzina criada a partir das lonas de caminhão traz as marcas da estrada, que contam histórias de vidas de outras pessoas. A lona é lavada com sabão feito a partir de restos de oléo de cozinha usado e as peças são pintadas a mão. Isso torna cada Maria Buzína única, assim como cada um que a adquire.

Em 2021, Maria Buzina entra em uma nova fase. Lançamos um novo produto, diferente da Maria Buzina feita de lona de caminhão e que agora passa a ser chamada de Maria Buzina Conceito. Este novo produto traz com ele as cores, encantos e arte mas em um preço mais acessível. Feita em lona (não de caminhão), novinha, através dessa Maria Buzina a história contada passa ser a sua! São as marcas da sua bolsa que te farão lembrar de diversos momentos. Então se jogue! Use  sem moderação!